terça-feira, 10 de junho de 2008

Atualizando os acontecimentos...

Muitos nos perguntaram nos últimos tempos onde estamos. Estamos aqui e nem sabemos mais se ainda vamos para o Canadá.
Em meados de março, recebemos uma carta do Consulado (assinada pelo Vice-Consul) dizendo que não tínhamos alcançado a pontuação e que poderíamos refazer o teste do IELTS ou provar, de alguma forma, proficiência em Francês, para tentarmos aumentar os pontos, num prazo de 3meses. Em dois dos fatores (educação e línguas) eles consideraram bem menos do que esperávamos e não conseguimos os 67 pontos.
Fomos atrás, vimos de fazer outro curso intensido de Inglês e fazermos novamente o IELTS, vimos de fazer um curso de Francês e fazer o TEF, mas o período era curto, as datas dos testes eram apertadas (e na nossa cidade, e nem perto dela, tem os testes, teríamos que fazer em alguma capital).
O marido fez outro simulado do IELTS e não conseguiu aumentar a pontuação e desanimamos e resolvemos desistir do processo.
Deixaríamos os três meses passar e deixaríamos que eles encerrassem nosso processo.
Para mim, foi um "luto" de umas duas semanas, fiquei meio desanimada, triste de pensar nos sonhos que estávamos deixando para trás, tudo que planejamos para quando estívessemos morando no Canadá, mas tentei me ocupar com outros sonhos e planos que tínhamos aqui no Brasil e logo a tristeza foi passando e fui me conformando.
Tentava não pensar no assunto e também não entrei mais nos blogs e grupo de discussão sobre a imigração para o Canadá, pois isso me deixava triste e desanimada...
Até que segunda-feira passada, me achando mais forte, decidi olhar os blogs que costumava entrar para ver como estava o processo dos nossos "amigos virtuais" que estavam, mais ou menos, na mesma fase que nós.
Quando vi o blog do Diniz (Rio Canadá) e vi que ele também não tinha conseguido a pontuação, mas que conseguiu reverter a situação com uma carta, onde demonstrava mais habilidade no Inglês do que havia conseguido nos testes, acendeu em nós uma pontinha de esperança e decidimos, mesmo faltando apenas uma semana do prazo que nos foi dado, escrever uma carta para o Consulado tentando demonstrar e provar que tinhamos qualificação e capacitação para imigrarmos para o Canadá e nos tornarmos economicamente ativos e estáveis no país.
Sinceramente, acho bem difícil que eles aceitem, mas não custava muito tentar... foram apenas algumas cópias de documentos e um Sedex 10, assim o investimento era pouco perto de tudo que já tínhamos esperado.
Mas também, por outro lado, como já disse no primeiro posto, nossa vida está nas mãos de Deus e viveremos onde for o plano d'Ele para nós, então, se Ele quiser, por mais impossível que pareça, vamos conseguir. Aí o milagre é maior....
Alguns podem pensar, será que Ele já não está mostrando que o nosso lugar é aqui???? Mas acho que temos sempre que fazer a nossa parte na busca do que queremos e sempre nossas conquistas foram suadas e sofridas, quem sabe essa seja mais uma??? Quem sabe seja um teste de persistência e também de certeza que é isso mesmo que queremos para o nosso futuro, por isso, fizemos a nossa parte, o que estava ao nosso alcance, além disso, a parte do "impossível" deixamos nas mãos de Quem entende....
Agora tudo pode acontecer... e quando tivermos algum retorno do Consulado venho aqui contar para todos.
E independentemente do resultado que tivermos, teremos a certeza que tentamos tudo que podíamos e seguiremos nossas vidas sem arrependimentos de não ter ao menos tentado...
(*Desculpem o período de ausência, mas para mim era muito penoso escrever sobre o assunto e nem abria mais o blog...)
Aguardem o desenrolar dos fatos e espero (na verdade, DESEJO do fundo do meu coração) poder contar ótimas novidades logo, logo.
Fiquem na torcida por nós....

10 comentários:

Diniz disse...

Pessoal,

que bom que virei fonte de inspiração para voces, com certeza a parte de voces foi feita, agora é aguardar, se tiver que ser, será.

Abraços e nos mantenham informados.

Diniz
rio-canada.blogspot.com

Sandro e Família disse...

Imagino a angustia dos últimos meses e estamos na torcida para que no final o consulado reconsidere a posição.
Estamos vivendo uma fase tão angustiante de espera pelos exames médicos que também não dá vontade de ler blogs e participar de encontros.
Enquanto isso vamos tocando a vida e torcendo para que dias melhores nos reservem boas notícias.

Boa sorte e mandem notícias.

Pedro disse...

Esperamos que o Consulado reverta a decisão inicial e que logo vocês possam postar aqui as boas novas.

Estamos na torcida!

Abs e boa sorte!

Fabio, Valquiria e Letícia disse...

Ola Pessoal,

Tenham fé e solicitem ajuda divina para que o melhor aconteça.
Gostaria de flar com voces.
Meu e-mail: fcuizzi@yahoo.com.br

Sergio disse...

Fico feliz por vcs não desistirem; correr atrás dos sonhos é uma das melhores maneiras de realiza-los. Estou torcendo por vcs e aguardando noticias!!

Um abraço,

Marilena

Sou um coração que bate forte disse...

Oi Joao Pedro, tudo bem?
Sou a Laura, brasileira e imigrante no Québec, morando em Montréal.
Vi o seu blog, achei muito interessante, tem informações bastante úteis, gostei muito mesmo!
Sou formada em Administração e atualmente trabalho para a École de Français Québecois, onde sou gerente de marketing. Vou te falar um pouco da nossa escola, e gostaria de te convidar para conhecer o nosso site e o nosso curso, tenho certeza que irá gostar.
A Escola de Francês Quebequense é uma escola de francês situada em Montréal, Québec, e oferece um curso de francês virtual exclusivo para brasileiros que desejam imigrar para o Québec.
A escola não oferece um curso presencial, apenas um curso a distancia, pela internet.
O nosso curso é reconhecido pelo Bureau de Immigration-Québec e oferecemos um certificado de horas estudo.
A nossa escola é a melhor opção para quem não quer perder tempo com o trânsito das grandes metrópoles brasileiras e quer ter a liberdade de estudar onde e quando quiser com profissionais experientes no ensino da língua francesa.
Somos com certeza a melhor opção para quem quer imigrar para o Québec, saiba porque:
Nós temos dois grandes diferenciais em relação às escolas convencionais de francês do Brasil:
1. A Escola de Francês Quebequense é a única escola que ensina o típico francês quebequense numa perspectiva exclusiva de imigração, isso significa dizer que todo conteúdo das aulas está relacionado ao Québec e aos imigrantes.
2. É a única escola de francês que tem uma equipe especialista em imigração para dar suporte contínuo aos alunos. Ao mesmo tempo em que o nosso aluno estuda e aprende o francês, ele tem um acompanhamento da equipe de especialistas em cada etapa do processo de imigração, para esclarecer todas as dúvidas (sem pagar nenhum custo adicional por isto). A equipe está sempre apta para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de imigração, montagem do dossiê, mercado de trabalho no Québec, educação no Québec, moradia e etc.
Agora te convido para conhecer uma amostra do nosso curso. Trabalhamos com material áudio e vídeo, para que o nosso aluno possa ver e ouvir tudo aquilo que lhe interessa sobre a cultura, o dia-a-dia do Québec, a imigração, enfim! Na nossa amostra, temos disponíveis pequenas partes de dois dos nossos módulos. Uma amostra do módulo 6 (para pessoas de nível intermediário à avançado) e do módulo 1 (para pessoas do nível básico).

http://moodle.francaisquebecois.com/

O site da nossa escola:
http://www.francaisquebecois.com/

Muitíssimo obrigada pela atenção,
Laura Mercês

Sou um coração que bate forte disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Laura Mercês

Silney disse...

Ola.... hoje conheci teu blog...
Sei q vcs devem estar super aflitos e a ansiedade pega mesmo ne?..mas.. como vc disse... se for da vontade de Deus ninguem pode fazer nada...se Ele quiser q vcs vão para o Canada..vcs vão..tenha certeza disso.Vc está super certa em relação a isso.
Vou torcer para q a resposta seja positiva pra vcs.E q vcs possam concretizar mais um sonho..uma conquista..e as conquistas suadas são as maissssssssss gostosas ne???hihiihi aqui em casa nao é muito diferente disso tb... nem sei de onde temos condiçoes de "suar" tanto hihihi
Abraços

Giselle disse...

Família, não desista!

Talvez não seja este o caminho para vcs... o lado anglófono. Já pensaram em ir pro Québec para o lado francófono?? Sei q já perderam muito tempo no processo simplificado, mas penso que podem dar entrada no processo por Québec e ir estudando francês enquanto isso.

Força aí e não desistam dos seus sonhos!

Paola disse...

pedro, como esta indo o processo? ja teve resposta do consulado?
boa sorte e que deus guie vcs sempre em rumo a felicidade.
beijos, paola